Terremoto na Indonésia deixa quatro mortos e vários feridos

Terremoto na Indonésia deixa quatro mortos e vários feridos

Devido ao fenômeno, quase mil moradores do país tiveram que deixar suas casas

AFP

Três das vítimas do terremoto morreram por ataque cardíaco

publicidade

Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas após um terremoto nessa sexta-feira na Indonésia, perto da costa sudoeste da ilha de Java, anunciaram as autoridades neste sábado. O terremoto, de 6,9 graus, aconteceu durante noite e foi sentido na capital Jacarta. Quase mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.

A agência nacional para a gestão de desastres naturais emitiu um alerta de tsunami, que foi cancelado poucas horas depois. Três pessoas morreram vítimas de ataques cardíacos no momento do terremoto, de acordo com informações do porta-voz da agência Agus Wibowo. A quarta sofreu uma queda fatal quando tentava fugir no momento do tremor. Os moradores levados para abrigos temporários, principalmente na ilha vizinha de Sumatra, começaram a retornar para suas casas. Mais de 200 edifícios ficaram danificados, de acordo com o governo.

Catástrofe recorrente

A Indonésia, arquipélago de 17 mil ilhas formado pela convergência de três grandes placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e euroasiática), fica no Anel de Fogo do Pacífico, região de forte atividade sísmica. No ano passado, um terremoto de 7,5 graus e um tsunami em Palu, nas ilhas Celebes, deixaram mais de 2,2 mil mortos e milhares de desaparecidos. Já em 26 de dezembro de 2004, um violento terremoto de 9,1 graus abalou a província de Aceh, no extremo oeste da Indonésia, e provocou um tsunami em todo o Pacífico que deixou mais de 170 mil mortos.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895