Trump afirma que responderá com força qualquer ataque do Irã

Trump afirma que responderá com força qualquer ataque do Irã

Tensões entre os dois países se acirraram nos últimos dias

AE e AFP

Presidente norte-americano disse não tolerar ameaça a "qualquer coisa americana"

publicidade

Em uma escalada nas tensões geopolíticas entre Washington e Teerã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças ao Irã nesta terça-feira e classificou declarações recentes feitas por autoridades do país persa como "muito ignorantes" e "insultuosas". De acordo com o líder americano, qualquer ataque cometido por Teerã a "qualquer coisa americana" será respondido com "grande e esmagadora força".
 

 

As tensões entre os dois países se acirraram nos últimos dias, depois que, na quinta-feira passada, o Irã derrubou um drone americano no Oriente Médio. Como resposta, nesta segunda-feira, Trump impôs novas sanções ao Irã, que foram classificadas pelo presidente iraniano, Hassan Rouhani, como "ultrajantes" e "idiotas". O líder do país persa também comentou que a Casa Branca está "afligida pelo atraso mental".

• Rússia considera imprudentes as novas sanções contra o Irã

Após os comentários de Rouhani, o presidente americano disse que "a liderança do Irã não entende as palavras "bom" ou "compaixão". "O que entendem é força e poder, e os EUA são, de longe, a força militar mais poderosa do mundo, com US$ 1,5 trilhão nos últimos dois anos". 

Ironias

Trump foi alvo de piadas dos internautas iranianos nesta terça-feira, depois de anunciar na véspera sanções financeiras contra o aiatolá Ruholla Khomeini, morto em 1989. "Os ativos do aiatolá Khomeini e de seu gabinete não ficarão de fora das sanções", afirmou Trump ao ler o texto que anunciava a assinatura de um decreto que impede ao "guia supremo (iraniano), sua equipe e outras pessoas de seu entorno mais próximo acesso a recursos financeiros essenciais". Problema: o guia supremo do Irã é o aiatolá Ali Khamenei, que assumiu a liderança da República Islâmica após a morte de seu fundador e primeiro guia, Khomeini, em 1989.

"Trump não sabe que o aiatolá Khomeini está morto e que o aiatolá Khamenei dirige o Irã", escreveu Sara Massumi, do jornal reformista Etemad. Os usuários do Twitter não perderam a oportunidade. "Khamenei disse uma vez 'Ronald' ao invés de 'Donald'", tuitou @danialshaigan, ao recordar um lapso do guia supremo durante um discurso no qual mencionou o nome do presidente americano. "Trump teve sua revanche", completou.

"Este Narciso ( Trump) espera (que um morto) ligue para ele?", questionou de modo irônico @saeedIran, em referência a declarações de Trump de 9 de maio sobre o Irã: "Gostaria que me ligasse (...) estamos dispostos a conversar". @BahramAsadzadeh citou uma conspiração dentro do governo dos Estados Unidos contra Trump: "Fazem ele parecer um palhaço", escreveu sobre o texto do americano. "Veja, ele está lendo em voz alta" e, ao mesmo tempo, outros "juntam evidências para provar que ele é insano", afirma outro tuite.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895