Trump autoriza imposição de sanções contra a Turquia por ações na Síria

Trump autoriza imposição de sanções contra a Turquia por ações na Síria

Presidente norte-americano anunciou que tarifas sobre o aço turco serão elevadas para 50%

AE

Além disso, o Departamento de Comércio americano irá interromper, imediatamente, as negociações de um acordo comercial da ordem de US$ 100 bilhões

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um comunicado em sua conta oficial no Twitter no qual afirma que vai autorizar a imposição de sanções contra a Turquia, por "ações desestabilizadoras" no nordeste da Síria. O republicano anunciou que tarifas sobre o aço turco serão elevadas para 50%, retomando os níveis anteriores à redução da alíquota, medida tomada em maio. Além disso, o Departamento de Comércio americano irá interromper, imediatamente, as negociações de um acordo comercial da ordem de US$ 100 bilhões com a Turquia.

De acordo com o documento expedido pelo líder da Casa Branca, as forças militares turcas estão ameaçando civis, a paz, a segurança e a estabilidade da região da Síria. "Eu fui perfeitamente claro com o presidente (da Turquia, Recep Tayyip) Erdogan: a ação da Turquia está precipitando uma crise humanitária e criando condições para a possibilidade de crimes de guerra", afirma Trump, na carta. "Infelizmente, a Turquia não aparenta estar mitigando os efeitos humanitários de sua invasão", completa.

O republicano vai além e diz que está "totalmente preparado" para destruir a economia da Turquia se os líderes locais se mantiverem naquilo que chamou de "caminho destrutivo". O comunicado ainda indica que os EUA podem ampliar a sanções para outros países que vierem a se envolver no conflito. A Turquia iniciou, na semana passada, uma série de ataques a comunidades curdas que vivem na Síria, após o presidente americano anunciar a retirada das tropas da região. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895