Trump diz que Nasa deveria parar de falar sobre voltar à Lua

Trump diz que Nasa deveria parar de falar sobre voltar à Lua

Vice-presidente Mike Pence anunciou planos em abril para retornar à Lua até 2024

AFP

De acordo com presidente, EUA já fez isso "50 anos atrás"

publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, tuitou nesta sexta-feira que a Nasa deveria parar de falar sobre voltar à Lua, o que causou confusão, já que sua administração pretende retomar os pousos na Lua até 2024. "Por todo o dinheiro que estamos gastando, a Nasa NÃO deveria estar falando sobre ir à Lua - Fizemos isso 50 anos atrás", tuitou Trump do Air Force One enquanto retornava de uma visita à Europa.

"Eles deveriam estar focados nas coisas muito maiores que estamos fazendo, incluindo Marte (da qual a Lua faz parte), Defesa e Ciência!" disse Trump.

O significado exato das palavras de Trump é incerto, mas ele pode ter instado a agência espacial dos EUA a se concentrar mais na viagem a Marte, com a Lua servindo apenas como um trampolim. O vice-presidente Mike Pence anunciou planos em abril para retornar à Lua até 2024, embora alguns especialistas em espaço duvidem que o prazo possa ser cumprido. Em seu site, a Nasa, que realizou seis missões tripuladas Apollo à Lua entre 1969 e 1972, diz que "a exploração da Lua e de Marte estão interligadas".

"A Lua oferece uma oportunidade para testar novas ferramentas, instrumentos e equipamentos que poderiam ser usados em Marte, incluindo habitats humanos, sistemas de suporte à vida e tecnologias e práticas que poderiam nos ajudar a construir postos avançados auto-sustentáveis longe da Terra", diz.

Trump raramente tuíta sobre o espaço ou a NASA, deixando a agência nas mãos de Pence e se concentrando mais em seus aspectos militares, como a criação de uma "força espacial". Um de seus últimos tuítes sobre o assunto foi em 13 de maio, quando ele disse: "Sob minha administração estamos restaurando a @Nasa para a grandeza e estamos voltando para a Lua, depois para Marte".


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895