Trump pressiona prefeito de Nova Iorque a convocar Força Nacional para conter protestos
capa

Trump pressiona prefeito de Nova Iorque a convocar Força Nacional para conter protestos

Bill de Blasio estendeu o toque de recolher na cidade

Por
AE

Prefeito de Nova Iorque é pressionado por Trump por conta de protestos


publicidade

O presidente norte-americano, Donald Trump, ampliou a pressão para que o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, convoque a Força Nacional dos Estados Unidos para conter os intensos protestos antirracistas que têm dominado a cidade e o país desde o assassinato do cidadão negro George Floyd por um policial branco, na semana passada.

Blasio, no entanto, por ora, apenas ampliou o toque de recolher em Nova Iorque, das 20h às 5h locais, até o próximo domingo, 7, conforme comunicado pelo prefeito nesta terça-feira.

O toque de recolher foi imposto já na segunda-feira das 23h às 05h, mas não foi respeitado por algumas pessoas que roubaram comércios por toda a cidade, incluindo no coração de Manhattan e na Quinta Avenida.

No Twitter, Trump disse que a cidade deve "agir rápido". "Não cometa o mesmo erro terrível e mortal que cometeu com as casas de repouso", disparou o republicano, que tem criticado a atuação do prefeito de Nova Iorque, que é democrata, no combate ao novo coronavírus.

Em coletiva de imprensa na noite de segunda-feira, Donald Trump deu um ultimato aos governadores e disse que poderá fazer uso das forças militares federais para conter os protestos, caso as autoridades estaduais não consigam contê-los.