UE condena proibição de viagens aos EUA: "Coronavírus requer cooperação, não ação unilateral"

UE condena proibição de viagens aos EUA: "Coronavírus requer cooperação, não ação unilateral"

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel disse que será avaliada para evitar ruptura econômica

Correio do Povo

Europa soma 22.969 casos do novo coronavírus e 947 mortos

publicidade

A União Europeia (UE) condenou nesta quinta o anúncio de Donald Trump de uma proibição quase total de viagens de 26 países do Espaço Schengen por causa do novo coronavírus, afirmando que o bloco não foi convocado para debater a medida. "A União Europeia desaprova o fato de a decisão dos Estados Unidos de impor uma proibição de viagem ter sido tomada unilateralmente e sem consulta", escreveram os presidentes da Comissão Europeia (executivo), Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu (legislativo), Charles Michel, em um curto comunicado conjunto. "O coronavírus é uma crise global, não se limita a qualquer continente e requer cooperação, não ação unilateral", completaram.

Em um discurso na televisão repleto de erros, Trump disse "todoso os voos da Europa seriam suspensos". Depois de dias minimizando a ameaça da Covid-19, ele culpou a Europa por não agir com rapidez suficiente para combater o "vírus estrangeiro" e alegou que os aglomerados americanos foram "semeados" por viajantes europeus. "Fizemos um movimento que salvou vidas, com ações antecipadas contra a China. Agora devemos tomar a mesma ação com a Europa", afirmou ele.

No breve comunicado, a UE garantiu que estava "tomando medidas fortes para limitar a propagação do vírus". Em um tweet, Michel, que preside cúpulas de presidentes e primeiros-ministros da UE, escreveu: "Vamos avaliar a situação hoje. A ruptura econômica deve ser evitada".

"O nacionalismo não é a resposta para o # COVID19, porque os vírus não se importam com fronteiras ou nacionalidades. Nós estamos todos juntos nisso. Precisamos de uma abordagem europeia para salvar vidas e intervenções ousadas para proteger nossa economia", afirmou o eurodeputado liberal e ex-primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt. Em uma segunda mensagem, disse que, "em vez de uma proibição de viagem para os europeus, Trump deve criar um sistema de saúde decente que funcione para todos os americanos: licença médica paga e Medicare para todos".

Como prevenir o contágio do coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel;

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

• evitar aglomerações se estiver doente;

• manter os ambientes bem ventilados;

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895