Unesco aprova adesão da Palestina como membro pleno do órgão

Unesco aprova adesão da Palestina como membro pleno do órgão

Votação ocorreu em Paris nesta segunda-feira

AFP

publicidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou, nesta segunda-feira, o reconhecimento do Estado da Palestina como membro independente do órgão. A análise do pedido, que ocorreu em Paris, contou com 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções. 

"Esta votação vai apagar uma pequena parte da injustiça cometida contra o povo palestino", afirmou o ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad al-Malki. Israel, Estados Unidos, Alemanha e Canadá votaram contra, enquanto a Itália eo Reino Unido se abstiveram. Quase todos os países árabes, africanos e da América Latina optaram pela adesão. A França, que tinha sérias reservas, também votou a favor. "A entrada da Palestina leva o número de Estados-membros da Unesco a 195", afirmou a Unesco em um comunicado.

Com a aprovação, o governo dos Estados Unidos poderá suspender cerca de US$ 70 milhões em financiamento para o órgão - o equivalente a mais de um quinto de seu orçamento. As autoridades norte-americanas também prometeram exercer seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU quando o órgão for analisar o pedido palestino de reconhecimento pleno.

No mês passado, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, obteve a principal sinalização da comunidade internacional em favor do reconhecimento do Estado autônomo e independente da Palestina. Durante a 66ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, vários líderes mundiais, inclusive a presidente Dilma Rousseff, defenderam o direito de os palestinos terem seu país.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895