Vídeo mostra momento da explosão em comício do presidente do Zimbábue

Vídeo mostra momento da explosão em comício do presidente do Zimbábue

Premiê saiu ileso, mas os dois vices-presidentes do país ficaram feridos no ataque

Correio do Povo e AFP

Bomba explodiu no momento em que presidente deixava o palco

publicidade

Um vídeo amador flagrou o momento da explosão no palco onde ocorria um comício com o presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, neste sábado. O premiê saiu ileso, mas várias pessoas ficaram feridas. O ataque ocorreu na cidade de Bulawayo, no sul do país, no momento em que o ato político com centenas de pessoas estava próximo do fim. 

Veja as imagens:




Os dois vices-presidentes do país ficaram feridos durante a explosão. O estado de saúde deles, contudo, ainda não foi divulgado. Já Mnangagwa, retirado do local são e salvo, deu a entender durante rápida declaração logo após o ataque que o alvo era ele. "Estou acostumado a essas tentativas", declarou o chefe de Estado à imprensa. Um objeto "explodiu a alguns centímetros de mim", explicou.

Emmerson Mnangagwa, candidato à presidência pelo Zanu-PF, o partido no poder, nas eleições de julho, condenou imediatamente a violência e pediu calma a seus compatriotas. "Esta campanha se desenvolve em um ambiente livre e pacífico, não permitiremos que este ato covarde perturbe nosso caminho para as eleições", escreveu no Twitter.

As eleições presidenciais e legislativas de 30 de julho são as primeiras organizadas desde a renúncia em novembro do presidente Robert Mugabe, que governou o Zimbábue com mão de ferro desde a independência em 1980. Abandonado pelo Exército e pelo Zanu-PF, Mugabe foi substituído pelo seu antigo vice-presidente, Mnangagwa.

Emmerson Mnangagwa deve vencer sem surpresas a eleição presidencial contra uma oposição órfã de seu líder histórico Morgan Tsvangirai, que morreu em fevereiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895