Vale resgata os 39 operários presos em mina no Canadá

Vale resgata os 39 operários presos em mina no Canadá

Trabalhadores ficaram sob a terra desde o último domingo, quando a pá de uma escavadeira se rompeu e bloqueou o local

R7

publicidade

A Vale informou nesta quarta-feira (29) que todos os 39 operários que foram soterrados depois que um acidente ocorreu na mina de Totten, a cerca de 400 quilômetros ao Norte de Toronto, no Canadá, foram resgatados. "O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem", anunciou a empresa, em um comunicado.

Os trabalhadores estavam presos na mina desde o último domingo (26), quandoque a pá de uma escavadeira que estava sendo transportada para o local se rompeu, bloqueando-o. Eles foram resgatados por meio de um sistema de escada de saída secundária.

Veja Também

“Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, disse o Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e com a equipe de resgate. “Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança", completou.

A empresa relatou que, quando o incidente ocorreu, os funcionários procuraram proteção nos abrigos da mina de Totten e que esteve em comunicação frequente com todos. A mina, que produz níquel, cobre e outros metais, começou a operar em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas. O eixo principal do local tem uma profundidade de 1.258 metros.

Com os empregados de volta à superfície e em segurança, Eduardo Bartolomeo informou que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895