Variante Delta é 40% mais contagiosa, diz ministro britânico da Saúde

Variante Delta é 40% mais contagiosa, diz ministro britânico da Saúde

Com variante se espalhando, número de novos casos seguem altos, mas ocorrem principalmente em quem não foi vacinado

AFP

Variante Delta causa preocupação mesmo em país avançado na vacinação contra a Covid-19

publicidade

A variante Delta do coronavírus, que ameaça o levantamento das últimas restrições no Reino Unido, é 40% mais transmissível do que a variante Alfa, declarou neste domingo o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock. “A melhor estimativa da vantagem de crescimento, como a chamamos está em torno de 40%", disse ele na BBC, citando pesquisa de um grupo de cientistas que assessora o governo.

No entanto, apesar do aumento no número de novos casos de Covid-19 nos últimos dias, que ultrapassa os 5 mil casos registrados diariamente, o número de internações permanece estável, acrescentou Hancock. E a maioria das internações refere-se a pacientes que não foram vacinados, assegurou ele.

O Reino Unido, o país mais afetado da Europa, com cerca de 128 mil mortes, administrou pelo menos uma primeira dose da vacina anticovid a mais de 40 milhões de pessoas. Mais de 27 milhões já receberam uma segunda dose.

Mas a chegada da variante Delta, identificada pela primeira vez em abril na Índia e agora dominante no Reino Unido, segundo estimativas, ameaça o levantamento das últimas restrições esperadas em 21 de junho. Até lá, cerca de três quintos dos adultos estarão totalmente vacinados, garantiu Hancock, contra 52% hoje.

Veja Também


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895