Visita de Hollande ao Brasil pode ser decisiva para compra de caças

Visita de Hollande ao Brasil pode ser decisiva para compra de caças

Governo brasileiro quer definir licitação nos próximos meses

AFP

publicidade

A visita do presidente francês, François Hollande, ao Brasil, marcada para junho, poderá ser decisiva para determinar uma licitação milionária para a compra de caças, pela qual disputam, além da França, Estados Unidos e Suécia, afirmou nesta quarta-feira à AFP uma fonte do governo em Brasília. "A visita de Hollande pode desatar o nó e ajudar a definir a licitação", disse a fonte que preferiu não se identificar.

O Brasil pretende decidir nos próximos meses o valor da licitação estimada em cerca de 5 bilhões de dólares. Na disputa estão os aviões Rafale da fabricante francesa Dassault, o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e o Gripen NG da empresa sueca Saab. "Nenhuma das propostas nos agradam neste momento, porque a França mantém um preço alto e o Brasil teme as intenções dos Estados Unidos ao transferir sua tecnologia, apesar de ter obtido o compromisso do Congresso e do presidente Barack Obama", explicou a fonte.

A visita de Hollande ao Brasil, agendada para a cúpula Rio+20, entre os dias 20 e 22 de junho, pode ajudar no esclarecimento da proposta e das condições da França. O ministro da Defesa, Celso Amorim, já afirmou que a licitação será definida ainda este ano, depois de ser adiada devido a cortes orçamentais.

A recente decisão da Índia de entrar nas negociações exclusivas com a França para adquirir 126 caças Rafale, como parte de uma oferta estimada em 12 bilhões de dólares, trouxe novidades para a negociação, a principal delas seria o preço mais conveniente do que o oferecido ao Brasil. A proposta da Índia de entrar no contrato brasileiro não agradou o governo federal, já que o país não abre mão de construir o avião em solo brasileiro, segundo a mesma fonte.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895