Nasa perde brevemente contato com nave que se dirige a Plutão

Nasa perde brevemente contato com nave que se dirige a Plutão

New Horizons foi lançada há nove anos

AFP

New Horizons foi lançada há nove anos e deve chegar ao destino no dia 14 de julho

publicidade

A agência espacial norte-americana indicou nesta segunda-feira que no fim de semana perdeu brevemente o contato com a nave New Horizons, que realizará um voo de reconhecimento do planeta Plutão em 14 de julho.

A suspensão das comunicações no sábado durou aproximadamente uma hora e meia e deixou os cientistas perplexos, que tentavam averiguar o que falhou na New Horizons, atualmente a 4,9 bilhões de quilômetros da Terra. Milhares de entusiastas do espaço seguem de perto a missão, já que o voo de reconhecimento de Plutão que a nave realizará oferecerá ao mundo o primeiro olhar próximo do distante planeta anão.

"A nave New Horizons experimentou uma série de anomalias na tarde de 4 de julho que terminaram com a perda de seu sinal com a Terra", explica a Nasa em seu site. "A comunicação foi restabelecida e a nave se encontra em bom estado", acrescentou.

A nave New Horizons, que depende de apenas um gerador termelétrico para gerar energia, foi lançada há nove anos pela Nasa para descobrir os segredos de Plutão.

Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895