Pelotas publica decreto para criação de serviço de compartilhamento de bicicletas

Pelotas publica decreto para criação de serviço de compartilhamento de bicicletas

Texto também abre possibilidade para patinetes e veículos elétricos

Correio do Povo

Sistema poderá ser com estações, ou não, a critério das empresas

publicidade

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas assinou na tarde desta sexta-feira o decreto que regulamenta o serviço de compartilhamento de bicicletas (BikePel). No decreto, a prefeitura sugere 17 pontos para entrega das bicicletas no centro, perto das universidades e em alguns bairros da cidade. O serviço irá funcionar por meio de aplicativo de celular que irá destravar a bicicleta que também possui GPS, num formato similar ao já utilizado em Porto Alegre.

Além de organizar o compatilhamento das bicicletas, o decreto abre a possibilidade de outros sistemas como patinete,  bicicletas elétricas e carros elétricos, por exemplo. Ele regulamenta o patrocínio de empresa às bicicletas que serão locadas pela população.  “Estamos sugerindo 17 estações  que são perto das ciclovias e ciclofaixas”, explica o secretário de transporte Flávio Al Alan. O município trabalha na iniciativa desde 2017.

A cidade conta com mais de 50 quilometros de ciclovias  e ciclofaixas. Pelo decreto podem ser instaladas estações fixas ou não. “A empresa decide a que achar melhor. O decreto abre diversas possibilidades de compartilhamento. Em Pelotas, temos mais de 200 mil veículos emplacados e as bicicletas são muito bem vindas”, disse.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895