Polícia

Advogado de Porto Alegre recebe tornozeleira eletrônica em operação contra fraudes no INSS

Operação Sem Desconto teve diligência no escritório Stelo Advogados

Diligências da Operação Sem Desconto ocorreram no escritório Stelo Advogados, em Porto Alegre
Diligências da Operação Sem Desconto ocorreram no escritório Stelo Advogados, em Porto Alegre Foto : Marcel Horowitz / CP

Foi deflagrada nesta quinta-feira a nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os agentes cumpriram 63 mandados de busca e dez ordens de prisão preventiva, além de medidas cautelares diversas da prisão, no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Uma parte das diligências ocorreu no escritório Stelo Advogados, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O advogado Gilmar Stelo, proprietário, recebeu tornozeleira eletrônica, conforme mandado 6.180/2025, petição 14.788/STF. O dispositivo foi instalado por volta das 8h35min, na 10ª Delegacia Penitenciária Regional.

A reportagem contatou o advogado, mas ele ainda não havia respondido até o momento desta publicação. Também houve tentativa de contato no próprio escritório. O espaço permanece aberto para manifestações.

Segundo a PF, essa ofensiva dá continuidade ao trabalho que o Governo Federal tem feito desde que foram revelados descontos não autorizados de taxas em aposentadorias e pensões. O esquema criminoso foi iniciado, segundo apuração policial, em 2019, sendo descoberto no início deste ano.

São investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial. De acordo com cálculo da Controladoria Geral da União, as entidades investigadas descontaram de aposentados e pensionistas mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.

Veja Também