Ataque a tiros termina com morte de homem e policial civil em restaurante do Norte do RS

Ataque a tiros termina com morte de homem e policial civil em restaurante do Norte do RS

Comissário Fabiano Ribeiro Menezes tentou prender indivíduo que matou momentos antes um cliente no local

Correio do Povo

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram o crime

publicidade

Um ataque a tiros, ocorrido na cidade de Jaboticaba, localizada no Norte do Rio Grande do Sul, provocou nesse domingo as mortes de um homem de 53 anos e do comissário Fabiano Ribeiro Menezes, de 51 anos. Os assassinatos ocorreram dentro de um bar restaurante, que fica na praça central do município. 

Imagens de uma câmera de monitoramento flagraram o crime. Em um primeiro momento, o atirador aproxima-se de uma mesa e dispara na cabeça da primeira vítima, que estava sentada com os amigos. 

Em seguida, o policial civil Fabiano Ribeiro, que estava parado em um balcão, tenta conter o agressor e acaba sendo baleado, inclusive quando já estava caído. Mesmo ferido, Ribeiro conseguiu atingir o atirador, que, minutos mais tarde foi preso pelos policiais militares do 39º Batalhão de Polícia Militar. Houve pânico e correria entre funcionários e clientes do estabelecimento comercial no momento dos tiros.

Socorrido, o comissário recebeu atendimento médico no Hospital Santa Terezinha de Jaboticaba, mas morreu devido aos graves ferimentos. Já o autor do crime foi levado ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.  

Manifestações 

O vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, postou mensagem de pesar nas redesde sociais. "Meus sentimentos aos familiares, amigos e a toda a @policiacivilrs  pela morte do comissário Fabiano Ribeiro Menezes, de 51 anos. Minha solidariedade neste momento de profunda tristeza", declarou.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) emitiu nota. “A SSP solidariza-se com os familiares, colegas da Polícia Civil e amigos neste momento de profunda tristeza pela perda irreparável de um herói, que levou ao extremo o cumprimento do seu juramento de proteger a sociedade, mesmo que com a própria vida”, comunicou.

A Polícia Civil divulgou uma nota oficial na qual “lamenta profundamente o falecimento” do agente que foi “vítima de disparos de arma de fogo, na tentativa de prender um indivíduo que havia cometido homicídio contra outra vítima no local”.

“A Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, solidariza-se com os familiares, colegas e amigos neste momento de profunda tristeza”, diz o comunicado.

A titular da 14ª DPRI, delegada Aline Dequi Palma, disse que estava arrasada com a perda do colega e amigo. “Já adianto que o comissário morreu exercendo o seu dever de policial”, afirmou. “Muito orgulho do nosso colega. Tristeza sem fim”, desabafou a delegada Aline Dequi Palma. 

Ela informou que o autor do duplo homicídio está sob custódia de policiais. “Ele está sendo autuado em flagrante por duplo homicídio”, resumiu. Residente em Palmeiras das Missões, o autor do crime, de 30 anos, frequentaria clube de tiro e teria antecedentes policiais por porte ilegal de arma, abandono de material, lesão corporal culposa na direção de veículo, ameaça e vias de fato. Já a primeira vítima dele, o homem de 53 anos, tinha diversos antecedentes criminais.

A 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (14ªDPRI) também manifestou-se sobre a morte do comissário. “O policial estava no estabelecimento quando o autor do crime ingressou no local e efetuou um disparo de arma de fogo, matando um homem que confraternizava com amigos. O Comissário de Polícia Fabiano, na tentativa de prender o indivíduo, acabou atingido por disparos de arma de fogo. Mesmo ferido, conseguiu revidar, acertando disparos no agressor”, informou em nota oficial.

Sepultamento

O comissário Fabiano Ribeiro Menezes tinha 28 anos de corporação e faltava 24 meses para aposentadoria. Ele ingressou na Polícia Civil em 1993, atuando na Delegacia de Polícia de Rodeio Bonito e depois na DP de Jaboticaba. O policial foi promovido ao cargo de comissário em 2018. Ele deixa esposa e dois filhos, de 18 e 10 anos. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira no cemitério da Santa Casa de Porto Alegre, mas o horário ainda não foi confirmado. Na manhã desta segunda-feira, um sirenaço de viaturas da Polícia Civil e da Brigada Militar foi realizado em homenagem ao colega morto. 

Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895