Atirador vai responder por latrocínio tentado após balear PM em Porto Alegre

Atirador vai responder por latrocínio tentado após balear PM em Porto Alegre

Polícia Civil abriu inquérito sobre assalto contra policial militar do 18º BPM de Viamão, que está internado no Hospital de Pronto Socorro da Capital

Correio do Povo

Imagens de câmeras de monitoramento estão sendo analisadas

publicidade

A Polícia Civil abriu inquérito por latrocínio tentado no caso do policial militar que foi baleado e ferido durante assalto na noite desta segunda-feira no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O caso ficou com a 10ª DP. À paisana, a vítima, um soldado do 18º BPM de Viamão, de 23 anos, foi atacada por um homem armado ao estacionar e descer do veículo na rua General Lima e Silva, quase esquina com a rua da República. O criminoso atirou com um revólver calibre 38 no pescoço do PM e acabou roubando a pistola calibre 9 milímetros da vítima. O assaltante não levou veículo e fugiu do local.

Dois integrantes de folga, ambos do 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq) de Pelotas, estavam em uma confraternização em um bar e ouviram o disparo. Imediatamente, eles foram verificar o que havia ocorrido e, após saberem do fato, saíram atrás do autor do crime. O criminoso, de 44 anos, foi rapidamente encontrado e detido em flagrante, sendo apreendido o revólver e recuperada a pistola da vítima. O criminoso tem antecedentes por roubo, furto, receptação e lesão corporal, entre outros delitos. Ele estava foragido do regime semiaberto. O efetivo do 9º BPM foi mobilizado em apoio à ocorrência. 

Em entrevista à reportagem do Correio do Povo na manhã desta terça-feira, o coordenador das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) de Porto Alegre, delegado Rodrigo Reis, observou que a suspeita de que mais dois criminosos participaram do assalto foi, por enquanto, descartada. “As imagens iniciais não demonstram isto. Não temos a confirmação”, afirmou, referindo-se às câmeras de monitoramento que registraram o crime. “As imagens demonstram bem o ocorrido”, enfatizou. Um morador de rua também prestou depoimento como testemunha. No entanto, o delegado Rodrigo Reis disse que a investigação poderá confirmar ou não o envolvimento de mais indivíduos.

O delegado Rodrigo Reis observou também que o assaltante perguntou se a vítima estava armada no momento da abordagem. “Ele foi revistar o policial que se esquivou e recuou”, relatou, acrescentando que no mesmo instante foi então baleado pelo criminoso. “Acreditamos que ele tenha percebido que o policial estava armado”, frisou. Reconhecido pela vítima, o ladrão foi apresentado na 2ª DPPA, no Palácio da Polícia, onde o delegado plantonista Roberto Sahagoff efetuou o flagrante por latrocínio tentado.

O policial militar baleado foi atendido no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde permanecia internado na manhã desta terça-feira. Conforme o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Alexander Duarte, o estado de saúde do soldado é “estável e a princípio não corre risco de morte”. O comandante do 9º BPM, tenente-coronel Alex Sandre Pinheiro Severo, também destacou que o policial militar “está bem” e “fora de perigo”.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895