Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da BM tem dez novos integrantes

Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da BM tem dez novos integrantes

Eles concluíram o 14° Curso de Operações Especiais, que seguiu os padrões nacionais e internacionais

Correio do Povo

Shemagh na cor verde chamou a atenção na formatura em Porto Alegre

publicidade

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Brigada Militar conta com mais dez novos integrantes. Após 1,5 mil horas-aulas entre atividades curriculares e extracurriculares, eles concluíram o 14° Curso de Operações Especiais (14º CEOE), que seguiu os padrões nacionais e internacionais.

Os policiais militares estão aptos a atuar em situações que envolvam grave perturbação à ordem pública, ocorrências que necessitam de intervenções com elevado rigor tático e estratégico para solucionar situações de crise, operações antibomba, bem como nas ocorrências de ataques às instituições financeiras, entre outras atividades.

"Enquanto toda a população corre do perigo, o policial se dispõe a correr em direção ao perigo, isso é perfil e não tem salário que pague essa vocação. A força da Brigada Militar é formada por diversos fatores, mas vocês, do BOPE, representam a força do Estado, a força da sociedade, contra a criminalidade", destacou o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli.

Sobre a cobertura do rosto, o subcomandante-geral da BM explicou que "a cor verde nos proporciona uma mimetização (camuflagem) na vegetação típica aqui do Rio Grande do Sul, onde o verde predomina" e "auxilia nas ações em ambientes rurais e também proporciona boa discrição em ambientes urbanos".

"O shemagh pode ser usado como uma cachecol para proteção nas baixas temperaturas, proteção solar improvisado, substituir meias, servir como bolsa, toalha, corda curta, filtrar impurezas superficiais da agua, travesseiro, compressa, sinalização de emergência, bandeira, bandagem, transporte de feridos… enfim, é considerado um equipamento nas ações do BOPE e em outras tantas forças policiais e militares pelo mundo", frisou o coronel Cláudio dos Santos Feoli.

A capacitação aconteceu na sede do BOPE, em Porto Alegre, sendo coordenada pela Academia de Polícia Militar (APM) e com supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar. A formatura ocorreu na última terça-feira.

A turma iniciou com 74 alunos, entre capitães, tenentes, sargentos e soldados, aprovados em processo seletivo interno. No entanto, apenas dez receberam o brevê de "caveiras do gelo". "Sabemos que não se vence uma etapa difícil como esta sem o apoio de uma retaguarda forte e resiliência. Metade deste brevê é graças ao apoio de vocês. Aos formados, quero registrar minha profunda admiração por terem alcançado o direito de serem chamados de operadores especializados e serem reconhecidos como caveiras, por terem ingressado em uma irmandade que ultrapassa as barreiras do convívio profissional”, afirmou o comandante do BOPE, tenente-coronel Schoenfeldt.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895