Brigada Militar dispersa aglomeração no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre

Brigada Militar dispersa aglomeração no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre

Jovens concentraram-se depois na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, e no trecho 3 da Orla do Guaíba

Correio do Povo

publicidade

Centenas de jovens foram dispersados pela Brigada Militar na madrugada desta terça-feira no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O incidente ocorreu na esquina das ruas da República e da General Lima e Silva. No local, as pessoas faziam festa, com som alto segundo reclamações dos moradores, apesar de ter sido cancelado o Carnaval de Rua na região pela prefeitura. Viaturas da BM chegaram no local com sirenes ligadas.

Com a dispersão da aglomeração, os jovens reuniram-se novamente na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, e ao longo da Orla do Guaíba, sobretudo perto da nova pista de skate no trecho 3. Ao amanhecer, a Brigada Militar e a Guarda Municipal permaneciam monitorando a área.

NOTA OFICIAL

 A  BM emitiu nota oficial através do 9º BPM no final da manhã desta terça-feira. "Primeiramente, cabe salientar que a Brigada Militar tem realizado inúmeras ações de policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública a fim de combater atitudes criminosas, perturbações e incidentes ocorridos em locais de grande concentração de público. No feriado de Carnaval, a BM reforçou sua estratégia de policiamento com muitas equipes nas ruas", esclareceu.

"A ação Operaçāo Som Alto, de 28 de fevereiro, ocorreu principalmente nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, tendo como objetivo inicial orientar as pessoas que suas ações estavam causando perturbação do sossego alheio e que as aglomerações de pessoas, interrupções de vias, não poderiam ser feitas, assim como o comércio ilegal de bebidas. Já na madrugada do dia 1º de março, constatou-se intensa movimentação, ocorrendo desordens e interrupção de vias públicas", relatou.

"Por volta das 3 horas da manhã, depois de esgotado o diálogo e cumprindo a legislação vigente, foram acionadas guarnições de reforço a fim de desobstruir as ruas e cessar as diversas ocorrências de desordens e brigas registradas. Após diversas orientações e tentativas de advertências verbais, grupos de indivíduos visivelmente alterados passaram a arremessar garrafas e pedras contra a BM, sendo necessário o uso progressivo da força, com emprego de agentes químicos a fim de manter a segurança do local e dispersar a turba", observou a instituição.

"Assim, o público dispersou para a Orla do Guaíba, onde alguns permaneceram sem mais alterações. Reforçamos que as ações de preservação da ordem realizadas foram motivadas por diversos chamados de moradores relatando perturbação do sossego, brigas generalizadas, tráfico e consumo de drogas ilícitas e de álcool, por menores de idade. Salientamos ainda que o local gera preocupação e atenção constante da polícia ostensiva, inclusive já foi palco de um triplo homicídio em 2019. A ação recuperou a ordem na localidade, que após voltou a sua rotina", concluiu a nota oficial assinada pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Ivens Giuliano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895