Cinco mil detentos são monitorados com tornozeleira eletrônica no Rio Grande do Sul

Cinco mil detentos são monitorados com tornozeleira eletrônica no Rio Grande do Sul

Secretaria da Administração Penitenciária do Estado anunciou ainda a compra de mais dez mil equipamentos

Correio do Povo

Aparelho com tecnologia suíça permite vigiar o apenado durante cumprimento da pena fora do presídio

publicidade

O titular da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado (Sepaen), Cesar Faccioli, anunciou na manhã desta sexta-feira  monitoramento eletrônico de cinco mil detentos através do uso de tornozeleiras. “Essa é uma vitória da perseverança e do planejamento bem estruturado e, especialmente, do engajamento e da dedicação de nossos servidores", comemorou. Segundo ele, o número é o maior já alcançado pelo sistema prisional gaúcho.

O secretário da Seapen revelou ainda que o contrato das novas tornozeleiras, com tecnologia suíça, prevê um total de dez mil equipamentos instalados, ao custo de R$ 40 milhões. O sistema utilizado é o único que opera com técnicos 2G e 3G. O processo de implantação do novo sistema foi iniciado em 29 de maio do ano passado em todo o Rio Grande do Sul.

Um projeto da Seapen prevê que o processo de monitoramento eletrônico seja unificado, ficando sediado junto ao local onde funcionará o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional, localizado em área contígua ao terreno onde está situado o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895