Confrontos deixam um criminoso morto e outro ferido em Porto Alegre
Ocorrências mobilizaram a BM no Morro da Polícia e na Vila Cruzeiro do Sul
publicidade
Dois confrontos mobilizaram a Brigada Militar entre a tarde e a noite dessa terça-feira em duas regiões diferentes de Porto Alegre. As trocas de tiros ocorreram durante incursões do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) e terminaram com um criminoso morto e outro ferido. A tropa também realizou depois ações em vários pontos da cidade dentro da operação Inpulsa, que foi intensificada com reforço de policiamento na cidade devido à transferência de líderes de facção para penitenciárias federais na última segunda-feira.
No Morro da Polícia ocorreu o primeiro confronto. As equipes de inteligências do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do 1º BPChq monitoraram a área, próximo das antenas, após alerta de que drones com drogas seriam enviados aos detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre. Três suspeitos foram então vistos manuseando duas aeronaves remotamente controladas e preparando a entrega.
O trio abandonou tudo e empreendeu fuga em direção ao matagal próximo, efetuando disparos de arma de fogo em direção aos policiais militares. Houve tiroteio, mas os indivíduos desapareceram nos matos. Em seguida apareceram seis criminosos armados, vindos de uma outra direção, que dispararam contra as equipes de inteligência. Alguns bandidos empunhavam fuzil, espingarda e pistola. Um novo confronto ocorreu então, mas os agressores deixaram o local em seguida.
Um forte aparato de segurança foi mobilizado com efetivos do 1º BPChq, 19º BPM, 1º BPM, Batalhão de Aviação da BM e demais guarnições do CPC. Uma varredura foi realizada em toda a região. Além dos dois drones, os policiais militares apreenderam 52 tijolinhos e cinco tijolos de maconha, 74 pinos de cocaína, munição de calibres 9 milímetros e 12, além de outros materiais
Já na vila Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza, foi registrado o segundo confronto quando o efetivo do 1º BPChq realizava uma incursão na região. Na avenida Cruzeiro do Sul foram ouvidos disparos na área. Na averiguação, os policiais militares avistaram dois indivíduos armados correndo na rua Padre Lima.
Os criminosos atiraram e um deles acabou baleado e ferido no confronto em um beco, sendo preso e levado ao Hospital Pronto Socorro. O cúmplice prosseguiu a fuga e atirou novamente contra os policiais militares. No revide, o suspeito foi atingido e ferido gravemente, mas morreu durante atendimento médico no HPS. Houve a apreensão de duas pistolas calibres 9 milímetros com três carregadores e cerca de 20 munições.
Narcotráfico
No bairro Cristal, que fica ao lado, o 1º BPChq flagrou um traficante em um beco da rua Curupaiti. Cerca de R$ 2,7 mil em dinheiro, 191 porções de crack, 37 porções de maconha e 72 eppendorf com crack foram recolhidos.
No bairro Agronomia, os policiais militares detiveram um indivíduo com 277 tijolinhos e três tijolos de maconha, uma balança de precisão, material de embalagem e preparação de entorpecentes incluindo 87 lâminas de barbear, 56 balões grandes e seis pacotes de sacos plásticos. A ação ocorreu na rua do Zaire.
Em uma incursão desta vez no Campo da Tuca, um traficante foi preso em flagrante na noite de terça-feira na rua da Represa. Os policiais militares recolheram maconha, cocaína, dinheiro e telefone celular, além de um Fiat Uno.
Já no bairro Cascata, a tropa apreendeu cerca de cinco quilos de maconha, uma garrucha calibre 16, dois pacotes com sacos plásticos para acondicionar drogas, duas facas, uma bolsa térmica e um rolo de fita adesiva. O flagrante ocorreu na Estrada dos Alpes. Um traficante foi detido.
No bairro Passo da Areia, os policiais militares prenderam um criminosos na rua Ramiz Galvão. Ele portava maconha, balança de precisão, dinheiro e telefone celular.