Criminoso morre em confronto com efetivo do BOPE na fronteira com Argentina

Criminoso morre em confronto com efetivo do BOPE na fronteira com Argentina

Policiais militares atuavam na operação Hórus perto do rio Uruguai, em Novo Machado

Correio do Povo

Com roupas camufladas, tropa é altamente especializada para incursões em matas

publicidade

Um criminoso morreu ao confrontar-se com o efetivo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Brigada Militar no município de Novo Machado, na fronteira com a Argentina. O incidente ocorreu na localidade de Lajeado Comprido, próximo às margens do rio Uruguai. Os policiais militares atuam na operação Hórus que visa o combate aos crimes transfronteiriços. A ação tem ainda a participação do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4ºBPAF).

Na noite dessa segunda-feira, a tropa do BOPE averiguava uma denúncia de tráfico de drogas, quando percebeu a presença de um suspeito em uma propriedade rural. Na tentativa de abordagem, o indivíduo atirou contra os policiais militares que efetuaram então o revide. Baleado e morto no local, o criminoso foi identificado. Tratava-se de um foragido do sistema prisional, considerado de alta periculosidade e responsável pelo narcotráfico no município. Houve a apreensão de uma espingarda artesanal calibre 22, um revólver calibre 38, munições, um radiocomunicador sintonizado na frequência da BM e celulares.

O local foi isolado para o trabalho do Instituto-Geral de Perícias, sendo encerrado no final da noite. A ocorrência foi registrada depois na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santa Rosa. O corpo do foragido foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Ijuí. Nenhum policial militar ficou ferido na tentativa de homicídio cometida pelo criminoso.

O BOPE atua desde setembro deste ano na operação Hórus ao longo da fronteira com Uruguai e Argentina. Ao mesmo tempo, a tropa encontra-se de prontidão permanente caso seja preciso agir em todo o Estado, como na operação Angico que mobiliza o efetivo rapidamente em casos de ataque a banco na modalidade Novo Cangaço.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895