Cursos de formação de 1.469 aprovados em concurso começam na Secretaria da Segurança Pública

Cursos de formação de 1.469 aprovados em concurso começam na Secretaria da Segurança Pública

Novos servidores vão atuar na Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias

Correio do Povo

Em razão da pandemia, rigorosos protocolos de segurança sanitária foram adotados

publicidade

A Secretaria da Segurança Pública anunciou o início dos cursos de formação de 1.469 aprovados em concursos públicos para o ingresso nas instituições vinculadas à pasta. Os futuros servidores devem repor os efetivos da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

No caso da PC serão formados 30 delegados, 130 inspetores e 130 escrivães. Os cursos possuem duração de cerca de seis meses. Já na BM, o contingente em formação será de 842 novos soldados e 135 capitães. As aulas para os policiais militares vão ocorrer entre seis e oito meses, enquanto que os oficiais terão um ano.

No CMBRS, os cursos abrangem 100 novos soldados durante sete meses e 50 capitães ao longo de um ano e quatro meses. Por sua vez, no IGP, o reforço será de 34 servidores, divididos em 11 peritos criminais, seis peritos médicos-legistas e 17 técnicos em perícia.

"A formação de novos operadores das forças de segurança é essencial para garantirmos os bons resultados no combate à criminalidade e a prestação de serviços à população”, afirmou o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

“Além disso, reflete o compromisso assumido pelo nosso governo em priorizar a segurança pública e dá continuidade ao cronograma de chamamento que apresentamos em novembro de 2019, para assegurar o ingresso programado de servidores e reduzir o déficit de pessoal, mantendo a responsabilidade com a situação fiscal do Estado", acrescentou.

Em razão da pandemia da Covid-19, rigorosos protocolos de segurança sanitária foram adotados, como uso obrigatório de equipamentos de proteção individual, visando prevenir o contágio e atuar em caso de eventuais contaminações. Exames de detecção do novo coronavírus foram incluídos nas medidas.

Conforme a SSP, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) também começará a formação de 400 novos agentes penitenciários e de 50 agentes penitenciários administrativos. As aulas ocorrerão a partir do próximo dia 12 de abril.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895