Envolvidos em motim, 20 detentos são transferidos da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento

Envolvidos em motim, 20 detentos são transferidos da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento

Operação contou com efetivos da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado e do Departamento Penitenciário Nacional

Correio do Povo

Remoção dos apenados foi deflagrada de surpresa ao amanhecer

publicidade

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seapen) anunciou a transferência de 20 detentos que participaram diretamente da rebelião ocorrida no dia 29 de março na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento. Os apenados, que respondem por atos graves de indisciplina devido ao motim, foram removidos para outras casas prisionais. A operação foi realizada de surpresa ao amanhecer desta quinta-feira.

Houve o emprego do efetivo da Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais penais da Seapen com a ocupação e contenção na galeria dos presos. A transferência também foi motivada por informação de que os detentos estariam arquitetando um plano de fuga.

A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 3 de março, com autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. A permanência dela é de 60 dias, ou seja, até 2 de maio, tendo apoio logístico e supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública gaúcha.

“A Força de Cooperação tem se revelado igualmente importante nos dois eixos de sua atuação no RS, na prevenção/orientação, de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida”, avaliou o secretário da Seapen, Cesar Faccioli.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895