Evasão de divisas é investigada pela Polícia Federal na fronteira com o Uruguai
Quatro ordens judiciais foram cumpridas em Santana do Livramento
publicidade
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a operação Exspiravit destinada a combater a evasão de divisas por intermédio da fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A ação foi um desdobramento da operação Cisplatina, ocorrida em Santana do Livramento em setembro do ano passado.
Três mandados judiciais de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária, foram cumpridos na cidade. Houve ainda o bloqueio de contas bancárias, bens imóveis indisponíveis e sequestro e arresto de veículos. As medidas foram expedidas pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto
O foco agora foi um empresário de Caxias do Sul, na Serra. O suspeito utilizaria contas bancárias de diversas empresas para remeter valores a operadores de evasão de divisas, identificados na operação Cisplatina.
As análises bancárias demonstraram um volume de, ao menos, R$ 7,7 milhões a esse grupo de operadores, que providenciavam a remessa do dinheiro ao exterior.
Conforme a Polícia Federal, o empresário investigado se utilizava de empresas em nome de terceiros e de familiares, além de empresas de fachada, para movimentar cifras milionárias destinadas ao exterior.
Pelotas
Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal cumpriu também sete mandados de busca e apreensão durante investigação que apura fraudes em licitações de construção de pontes com verbas de origem federal girando em torno de R$ 6. milhões. As ordens judiciais foram executadas em Pelotas, Canguçu e Palmeira das Missões.