Facção Os Manos teve prejuízo milionário com apreensão da maconha no Mato Grosso do Sul

Facção Os Manos teve prejuízo milionário com apreensão da maconha no Mato Grosso do Sul

Uma tonelada e meia da droga, que viria para Parobé, estava escondida na carroceria de um caminhão

Correio do Povo

Apreensão do carregamento ocorreu em um posto de combustíveis na cidade de Eldorado

publicidade

Os três gaúchos presos no Mato Grosso do Sul com mais de 1,5 tonelada de maconha, cujo destino seria a cidade de Parobé, teriam ligação com a facção Os Manos que nasceu e comanda o narcotráfico na região do Vale do Rio dos Sinos. Conhecido pelas ações de combate à organização criminosa, o titular da 2ª DP de São Leopoldo, delegado Rodrigo Zucco, avaliou na manhã desta quarta-feira que o trio atuava como “mula” para a facção.

O apelido refere-se aos encarregados de buscar e transportar as drogas entre cidades, com os entorpecentes sempre escondidos e disfarçados. Ele estimou um enorme prejuízo ao grupo criminoso. “Uma tonelada e meia de maconha, se ela for de uma qualidade média, renderia R$ 1,5 milhão”, calculou, referindo-se à comercialização do entorpecente no RS.

Entre os três gaúchos, de 25, 46 e 50 anos, que foram detidos, dois deles são moradores de Araricá e o outro é de Parobé. Eles admitiram que foram até Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, antes de fazer a viagem de volta ao RS. A droga foi encontrada em um fundo falso da carroceria de um caminhão de Mercedes Benz, de cor branca, com placas de Parobé, que encontrava-se estacionado no pátio de um posto de combustível na rua Rui Barbosa, na área central da cidade de Eldorado, que fica próxima da fronteira com o Paraguai e da divisa com o Paraná.

Um Chevrolet Onix, de cor preta, usado como batedor, com placas da cidade catarinense de Içara, também foi abordado no local. Os policiais militares do 12º BPM apreenderam também dois fuzis, sendo um russo AK 47 calibre 7,62 e um norte-americano Hardline Custom Lavi Multcal calibre 556, junto com quatro carregadores, além de um adaptador para transformar uma pistola calibre 9 milímetros em submetralhadora. Um Volkswagen CrossFox, com outros suspeitos, não foi localizado apesar das buscas na região. A ocorrência foi registrada da Polícia Civil de Eldorado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895