Guarda Municipal prende ladrão de cabos elétricos no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre
Suspeito foi flagrado na madrugada desta segunda-feira
publicidade
A Guarda Municipal de Porto Alegre efetuou mais um flagrante de furto de cabos elétricos. Entre o final da noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, um ladrão foi preso em flagrante ao tentar a fiação interna de um poste de concreto da rede de iluminação da área no Parque Marinha do Brasil. Ele usava pedras para danificar o poste de luz para depois furtar os fios e cabos de energia.
A ação ocorreu próximo das quadras de futebol. Com histórico de furtos de fios, o acusado foi conduzido para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA) da Polícia Civil. A ação ocorreu próximo das quadras de futebol em frente ao shopping Praia de Belas.
"Ampliamos o patrulhamento em pontos estratégicos da cidade para combater justamente os furtos de fios de energia. Ao realizar a varredura no local, prendemos este suspeito que já estava prestes a acessar os cabos de luz da parte interna do poste”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.
No primeiro semestre do ano, a Guarda Municipal registrou aumento de 36% das prisões em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a junho, 87 pessoas foram detidas, sendo que 14 foram presas diretamente pelo furto e roubo de fios de energia elétrica.
Além de reforçar a segurança, a Prefeitura de Porto Alegre também está ampliando os investimentos na revitalização da iluminação do Parque Marinha do Brasil, que inclui dispositivos de segurança para dificultar o acesso aos cabos de iluminação.
Próximo ao Gigantinho, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da concessionária IPSul, está finalizando a segunda etapa de revitalização da iluminação do Parque Marinha do Brasil. Estão sendo instalados cerca de 250 lâmpadas de LED e 80 novos postes. Os novos equipamentos já contam com estes dispositivos de segurança. Além disso, a concessionária prevê o reforço dos postes para evitar que sejam depredados e derrubados. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o local no fim do dia.
Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.
Já na última sexta-feira, o efetivo da Ronda Ostensiva (Romu) da Guarda Municipal prendeu um assaltante na avenida Júlio de Castilhos, na área central da cidade. Junto com um cúmplice, o suspeito havia tentado roubar um motorista de aplicativo.