Homicídios aumentam em novembro no Rio Grande do Sul

Homicídios aumentam em novembro no Rio Grande do Sul

Ainda assim, o Estado poderá encerrar 2019 com menor taxa desse tipo de crime na década

Correio do Povo

Novas viaturas entregues em 2018

publicidade

O número de homicídios e latrocínios aumentaram no mês de novembro na comparação com o mês imediatamente anterior no Rio Grande do Sul. Foram registrados 126 casos de homicídios contra 121 em outubro. No ano, janeiro foi o mês mais violento, com registro de 228 mortes resultantes de homicídio doloso. 

Os dados foram coletados e apresentados pela Secretaria da Segurança Pública nesta quinta-feira. Já em relação aos latrocínios, também houve elevação no período. Ocorreram oito roubos seguido de morte no mês passado diante de dois casos em outubro. No acumulado do ano, houve 65 roubos com morte em todo o Estado, o que representa redução de 21,7% diante do 83 casos de igual período do 2018. O número atual é menor desde 2009, quando houve 57 ocorrências.

Apesar de estarem longe de ser motivo para comemoração, a Secretaria da Segurança Pública está projetando índices que mostram redução da criminalidade no Rio Grande do Sul. 

Projeção da SSP 

A Pasta estima que dezembro deverá manter a média dos 11 meses anteriores, de 146,9 vítimas de homicídio. Portanto, é viável projetar que o ano terminará com 1.763 mortes. A estimativa leva em conta a população do Estado, de 11,37 milhões de moradores, e taxa de 15,5 vítimas de assassinato a cada 100 mil habitantes. Em 2018 ocorreram 2.326 mortes desse tipo. 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o foco territorial das ações das polícias é o fator responsável pela diminuição da criminalidade. Com isso, o programa RS Seguro identificou os 18 municípios onde se concentravam a maioria das ocorrências, direcionando as ações para esses locais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895