Justiça condena dupla pela morte de menino por bala perdida em abril de 2017 em Porto Alegre
Crime ocorreu no bairro Lomba do Pinheiro, quando acusados pretendiam executar um integrante de grupo rival
publicidade
Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri do 2º Juízo da 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre pela morte do menino Adryan Joaquim Rolim da Rosa, de nove anos, na noite de 15 de abril de 2017 no bairro Lomba do Pinheiro. A criança foi atingida por uma bala perdida vinda de uma pistola calibre nove milímetros. O júri foi presidido pelo Juiz de Direito Orlando Faccini Neto. Em plenário, a dupla confessou a autoria do fato.
Um dos réus foi sentenciado por homicídio qualificado (motivo torpe, meio que resultou em perigo comum e recurso que dificultou a defesa do ofendido), com pena fixada em 12 anos e seis meses de reclusão. Pela posse de arma de fogo de uso restrito, ele também foi sentenciado a três anos, ficando a pena definitiva total de 15 anos e seis meses de reclusão. Já o outro recebeu condenação de 13 anos de prisão em regime fechado. Cabe recurso da decisão.
O crime aconteceu em frente a um bar na rua Guaíba. A investigação da Polícia Civil na época apurou que o objetivo dos réus era matar um indivíduo pertencente a uma facção criminosa rival, mas acabaram acertando a criança. A vítima estava junto com a avó e a irmã.
Os acusados chegaram em motocicletas e pararam em frente ao estabelecimento, efetuando então os disparos. O menino chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos graves ferimentos.