Modernizada e com novos ambientes, 2ª DPPA é reinaugurada em Porto Alegre

Modernizada e com novos ambientes, 2ª DPPA é reinaugurada em Porto Alegre

Local é a mais antiga e principal porta de entrada de registro de ocorrências da Polícia Civil

Correio do Povo

Local foi reaberto após três meses de reforma

publicidade

Após três meses de reformas, a mais antiga e principal porta de entrada de registro de ocorrências da Polícia Civil em Porto Alegre foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira no Palácio da Polícia. Com ingresso pela avenida Ipiranga, a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA) reabriu totalmente modernizada. Câmeras de monitoramento foram instaladas nos setores que receberam também mobiliário novo. Todo sistema de tecnologia da informação foi atualizado. Mas a principal transformação foi sua separação em dois ambientes, inclusive com acessos diferentes no lado externo e que oferecem maior privacidade.

Um deles é específico para atendimento ao público, sendo dotado de sala de espera e guichês envidraçados. O outro é exclusivo para os autos de prisões em flagrante, apresentação de criminosos e foragidos, entre outras demandas, pelos agentes da segurança pública. O espaço possui saguão, salas de revista e identificação, carceragem reformulada e cartório, entre outras dependências.

A solenidade de reinauguração da 2ª DPPA, em funcionamento 24 horas, foi presidida pela Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor. “É um sonho da instituição. Este espaço estava bastante decadente e já não tinha mais condições de trabalho aos policiais, não acolhia e não era um espaço humanizado para as vítimas de violência que ficavam junto com os criminosos no mesmo local”, afirmou.

A última reforma havia ocorrido em 1981 e manteve uma estrutura defasada pelo tempo. “Esse novo espaço vai trazer um melhor atendimento à população”, acrescentou a delegada, prevendo inclusive maior rapidez e qualificação no trabalho prestado. A Chefe de Polícia Civil já anunciou um projeto semelhante para 2020 com a 3ª DPPA, situada no bairro Navegantes – as reformas estão sendo possíveis graças à parceria com o Poder Judiciário.

O investimento na 2ª DPPA, por exemplo, foi de cerca de R$ 210 mil por meio de projeto apresentado à Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Porto Alegre. Presente na solenidade, o juiz de Direito Luciano André Losekann assegurou apoio à reforma da 3ª DPPA no próximo ano a partir novamente de recursos provenientes das penas pecuniárias. Responsável pela condução das reformas, o coordenador das DPPAs, delegado Rodrigo Reis, destacou o “acolhimento da população” com as novas instalações.

“Queremos atender melhor”, resumiu. Segundo ele, um dos benefícios da nova estrutura será a liberação mais rápido dos policiais envolvidos no registro das ocorrências e do próprio público que ficava na fila aguardando por horas o encerramento de um flagrante por ordem de chegada. Com os ambientes distintos, o atendimento de um não prejudicará o do outro. O Departamento de Polícia Metropolitana, dirigido pela delegada Adriana Regina da Costa, prestou apoio na reforma da 2ª DPPA. “Para o policial melhora o rendimento e fluxo do trabalho”, observou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895