MP recorre para manter cinco presos fora do Estado
Quatro pedidos foram protocolados em Novo Hamburgo e um em Canoas
publicidade
O Ministério Público recorreu de cinco decisões judiciais que determinam o retorno de presos ao sistema penitenciário gaúcho. Quatro pedidos foram protocolados na Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo, nesta quarta-feira, e um será encaminhado à VEC de Canoas até o final desta quinta-feira.
Os titulares dessas varas autorizaram, na terça-feira, o retorno de três criminosos que estão em presídios federais. Os bandidos acumulam condenações por homicídios, latrocínios, tráfico de entorpecentes e roubo. Concomitantemente, o MP ingressou com pedido de medida cautelar para que os 17 detentos transferidos em 2017 para penitenciárias federais de alta segurança enquanto os recursos estiverem ainda sem análise.
A Justiça já tinha determinado, na semana passada, a volta de dois presidiários ao Estado. O argumento é que eles estão há muito tempo longe do convívio familiar.
Ao todo, 27 criminosos foram levados a presídios federais em operação deflagrada há dois anos. Desses, 10 já retornaram ao Rio Grande do Sul e 17 seguem no sistema prisional de outros estados. Todos são condenados por diversos crimes, são considerados detentos de alta periculosidade e fazem parte de facções.