Operação contra tráfico de drogas atua em condomínio invadido na zona sul de Porto Alegre

Operação contra tráfico de drogas atua em condomínio invadido na zona sul de Porto Alegre

Também são cumpridos mandados de busca e apreensão em outras 33 cidades gaúchas

Correio do Povo

Na Capital, mais de 70 policiais participam da operação

publicidade

* Com informações de Jéssica Moraes, da Rádio Guaíba

O Programa RS Seguro realiza nesta terça-feira sua quarta Operação do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre, buscando o combate ao tráfico de drogas em 34 municípios gaúchos. Na Capital, com coordenação do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), cerca de 70 policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão em um condomínio residencial invadido por traficantes no bairro Restinga, na zona Sul, e em outros cinco pontos da cidade. Até às 8h, duas pessoas haviam sido presas e uma era considerada foragida.

Os agentes receberam denúncias de ameaças a moradores, muitos dos quais tiveram que deixar seus imóveis para que traficantes ocupassem os locais. Os apartamentos foram usados para armazamentos de drogas e armas. “Essas operações são importantes, elas trazem uma sensação de segurança, são a união de esforços das forças de segurança", comenta a Chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor.

"O escopo desta quarta fase é o tráfico. Anteriormente já foi a violência contra mulher. Uma das principais ações da Polícia Civil é justamente nestes condomínios invadidos por traficantes. É também uma operação social. Nossa preocupação, evidentemente, é que só a polícia não resolve, o Estado tem que se fazer presente. A polícia vai lá fazer seu trabalho, mas tem que ter a presença do Estado", explica. "É importante também que as operações trazem essa sensação de segurança para a população. Tem que ser uma gestão de integração maior entre os órgãos de segurança pública", defende Nadine.

Nas outras três operações, do Programa RS Seguro, 206 prisões foram efetuadas, cinco adolescentes e 40 armas e 32.6 kg de drogas foram apreendidos. Além disso, 7.110 veículos fiscalizados, R$ 173,7 mil sem procedência e 11.117 pessoas abordadas. A polícia também realizou 173 visitas à mulheres cadastradas no sistema da Patrulha Maria da Penha e 140 verificações em residências com denúncias.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895