Pássaros ameaçados de extinção são apreendidos em residência de Novo Hamburgo

Pássaros ameaçados de extinção são apreendidos em residência de Novo Hamburgo

No local da apreensão havia exemplares do Cardeal Amarelo, uma das aves mais ameaçadas do País 

Stephany Sander

Mais de 80 pássaros foram recolhidos durante ação

publicidade

Oitenta e cinco pássaros de dezesseis espécies, sendo algumas ameaçadas de extinção, foram apreendidos em uma ação conjunta da Diretoria de Proteção Ambiental e a Guarda Municipal de Novo Hamburgo na manhã desta quarta-feira. Segundo o biólogo Carlos Augusto Normann, a ação ocorreu a partir de uma denúncia em uma casa localizada no bairro Canudos.

"Encontramos todas as gaiolas penduradas na parede de um dos cômodos da casa. Algumas aves possuem anilha de identificação, mas muitas não têm, ou seja, estão sem a origem comprovada e por conta disso todas as aves foram recolhidas", ressaltou. As espécies serão encaminhadas para a sede do Ibama, em Porto Alegre, para encaminhamento e destinação correta. "Os pássaros que tiverem condições serão soltos. Já aqueles que não possam ser soltos serão tratados e mantidos em cativeiro", complementa o biólogo.

No local da apreensão, entre as espécies com risco de serem extintas, estão Cardeal Amarelo, típico da região dos Pampas e um dos pássaros mais ameaçados de extinção do Brasil, além de espécies de Sabiá-laranjeira, Azulão, Coleirinho, Bicudo, Frade, Canário da Terra e Tico-Tico.

Duas pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro de ocorrência policial. A multa para a posse de animais silvestres é de R$ 500 por ave apreendida. Quando o animal está na lista de extinção o valor passa para R$ 5 mil por espécie. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895