PF deflagra operação contra doleiros no Rio Grande do Sul

PF deflagra operação contra doleiros no Rio Grande do Sul

Esquema criminoso movimentou mais de R$ 1 bilhão entre 2015 e 2019 no Brasil, Uruguai e Paraguai

Correio do Povo

Agentes cumprem 27 mandados de busca e apreensão e de prisão em quatro cidades

publicidade

Uma rede de doleiros que age no Brasil, Uruguai e Paraguai é alvo da operação Harpia desencadeada nesta terça-feira pela Polícia Federal e Receita Federal do Rio Grande do Sul. O esquema teve movimentação financeira de mais de R$ 1 bilhão entre os anos de 2015 e 2019. A ação investiga os crimes de operação de instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa. No Rio Grande do Sul, cerca de 80 agentes atuam em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Santana do Livramento, além de Ariquemes, em Rondônia. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e outros 11 mandados de prisão. Dez pessoas já foram presas.

Durante as investigações, iniciadas em 2018, foi apurada a conexão de uma rede de doleiros em Porto Alegre e Santana do Livramento, mas também em Rivera, no Uruguai, e Ciudad del Este, no Paraguai.

Os policiais federais identificaram que esse grupo mantinha parceria cambial conhecida como “dólar-cabo”, para a prática da lavagem de dinheiro de diversas atividades criminosas no país e exterior, inclusive com a utilização de madeireiras da região Norte do Brasil.

A partir das informações coletadas com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal e a Receita Federal buscam identificar a origem e o volume de recursos ilícitos transacionados pelos investigados.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895