PF desarticula quadrilhas que traziam armas do Uruguai para o Rio Grande do Sul

PF desarticula quadrilhas que traziam armas do Uruguai para o Rio Grande do Sul

Investigações iniciaram após prisão de dupla com um fuzil em Rio Grande

Correio do Povo

Operação tenta desarticular quadrilhas ligadas ao tráfico internacional de drogas

publicidade

A Polícia Federal deflagra ação, nesta quarta-feira, para desarticular três organizações criminosas que atuavam no tráfico internacional de drogas e armas. A investigação começou em março após a prisão de duas pessoas presas pela Brigada Militar em Rio Grande ao serem flagrados com um fuzil proveniente do Uruguai.

No decorrer do trabalho de inteligência, a PF identificou que a arma era parte do pagamento pela remessa de cocaína para ao país vizinho, efetuada por uma organização criminosa sediada em São José do Norte. 

O grupo criminoso possuía ligação com traficantes estabelecidos em Bonito, Mato Grosso do Sul, de onde era enviada droga proveniente da Bolívia para o Rio Grande do Sul, para ser distribuída em cidades da zona sul do estado e no Uruguai.

Mais de uma centena de policiais federais cumprem 23 mandados de busca e quatro de prisão preventiva nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O cumprimento dos mandados ocorre em Chuí, Porto Xavier, Rio Grande, São José do Norte, Camboriú, Bonito e Ponta Porã. 

Ameaça a moradores e ostentação

Para estabelecer o domínio na região, a organização criminosa investigada ostentava armas de grosso calibre em vídeos compartilhados em redes sociais e ameaçava moradores de São José do Norte que tentassem alugar imóveis sem informar e consultar antecipadamente a quadrilha.

O nome da operação - Highlander - está relacionado ao apelido de um dos líderes da organização criminosa de São José do Norte, que faz referência ao guerreiro imortal do norte da Escócia, personagem de filmes e séries. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895