PF pede auxílio da Interpol para prender advogado nos EUA

PF pede auxílio da Interpol para prender advogado nos EUA

Suspeito de se apropriar de dinheiro de clientes guardava animais empalhados em propriedade de Passo Fundo

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

publicidade

A Polícia Federal já solicitou o auxílio da Interpol com o objetivo de prender de um advogado suspeito de se apropriar de dinheiro de 30 mil clientes durante 15 anos. Ele estaria em apartamento no litoral dos Estados Unidos. 

Em uma das propriedades do advogado, em Passo Fundo, num compartimento secreto, foram encontradas cabeças de leão e de tigre, além de patas de elefante, todas empalhadas. Também foram apreendidos munição de fuzil e mais de R$ 1 milhão. Conforme o delegado federal Mario Vieira, o advogado também deve ser indiciado por crime ambiental.

A investigação começou há dois anos após uma representação do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da seccional gaúcha da representação Marcelo Bertoluci, suspendeu preventivamente a licença do suspeito.

A Operação Carmelina, que desarticulou o esquema, tomou emprestado o nome de uma das vítimas do advogado. Ela morreu de câncer no intestino sem ter acesso ao dinheiro que ganhou depois de contratar o seu escritório. A investigação mostrou que o advogado tinha se apropriado do valor de cerca de R$ 125 mil.

Uma aeronave de propriedade de um dos envolvidos em suposto grupo criminoso - avaliada em U$ 12 milhões - também foi apreendida no aeroporto de Passo Fundo. Contatado pela reportagem, o escritório de advocacia informou que nenhum representante vai se pronunciar.


Bookmark and Share 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895