Polícia Civil atuou em duas cidades gaúchas na operação nacional Luz Na Infância

Polícia Civil atuou em duas cidades gaúchas na operação nacional Luz Na Infância

Mobilização combateu abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet

Correio do Povo

Ordens judiciais foram cumpridas em Canoas e Ijuí

publicidade

A Polícia Civil participou da oitava fase da operação nacional Luz Na Infância, que visa o combate a crimes de abuso e exploração sexual infantil na internet. Houve o cumprimento na manhã desta quarta-feira de mandados de busca e apreensão nas cidades de Canoas e Ijuí, onde um indivíduo foi preso pelos agentes.

Segundo a diretora da Divisão da Criança e Adolescente do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), delegada Eliana Parahyba Lopes, a operação buscou sobretudo proteger crianças e adolescentes do elevado número de predadores sexuais que têm se multiplicado no ambiente virtual. “Também queremos chamar atenção para o papel dos pais nessas situações, os quais devem estar sempre alertas e vigilantes, inclusive, fazendo uso de dispositivos que assegurem o controle parental”, alertou.

Conforme a legislação brasileira, o armazenamento, produção e compartilhamento de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes é crime. A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão, de três a seis anos pelo compartilhamento e de quatro a oito anos pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além do Rio Grande do Sul, a mobilização aconteceu ainda simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Bahia e Maranhão. Cinco países latino-americanos também participaram: Argentina, Panamá, Estados Unidos, Paraguai e Equador.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895