Polícia Civil cumpre ordens judiciais sobre ataques a bancos este ano no RS

Polícia Civil cumpre ordens judiciais sobre ataques a bancos este ano no RS

Ação da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Deic ocorreu em Venâncio Aires, Dom Feliciano, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul

Correio do Povo

Investigação é sobre os roubos a bancos ocorridos em abril e maio em Santana da Boa Vista e Amaral Ferrador

publicidade

A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira a fase ostensiva da operação Santaninha, que apura os ataques a bancos ocorridos este ano em Santana da Boa Vista e Amaral Ferrador, na modalidade Novo Cangaço. A ação, sob comando do delegado João Paulo de Abreu, cumpriu dez mandados judiciais de busca e apreensão. Houve uma prisão.

O ataque ao Banrisul de Santana da Boa Vista, em 8 de abril, teve a participação de ao menos quatro criminosos. Houve confronto armado com um policial militar, sendo que um dos bandidos foi baleado e morto. Os outros três cúmplices fizeram as vítimas de reféns para viabilizar a fuga.

Durante a investigação, os três suspeitos tiveram a decretação da prisão preventiva decretada e foram reconhecidos por testemunhas. Um quarto indivíduo, também ligado ao grupo criminoso, foi identificado e teve a prisão temporária decretada. Dias depois, o corpo de um dos assaltantes fugitivos foi encontrado em um matagal próximo ao local em que os criminosos abandonaram uma Toyota Hilux SW4.

O trabalho investigativo apurou também que dois familiares de um dos criminosos deram apoio para que ficasse escondido, oferecendo auxílio material e moral. Ambos tiveram os pedidos de prisão temporária deferidos.

Nesta sexta-feira foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão pelos agentes da 1ª DR em Venâncio Aires, Dom Feliciano e Santa Cruz do Sul. Os endereços das ordens judiciais estão vinculados aos investigados.

Já no ataque ao Banrisul de Amaral Ferrador, no dia 13 de maio, contou com quatro assaltantes fortemente armados. Eles realizaram disparos de arma de fogo e levaram dois revólveres utilizados pelos vigilantes e os coletes balísticos, além do dinheiro. Reféns foram usados como “escudos humanos”. Na fuga, a quadrilha incendiou um Honda Fit e roubou outro veículo. A equipe da 1ª DR descobriu que um dos bandidos sofreu depois um mal súbito, em decorrência de condições cardíacas, e faleceu.

Três mandados de prisões temporárias foram cumpridos nesta sexta-feira em Encruzilhada do Sul e Santa Cruz do Sul. Os policiais civis prenderam um dos suspeitos que estava com prisão expedida pela Justiça.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895