Polícia Civil do Estado inaugura Divisão de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Polícia Civil do Estado inaugura Divisão de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Órgão será dirigido pelo delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore e vai enfrentar crimes contra a administração pública e a ordem tributária

Correio do Povo

A iniciativa é uma das pioneiras na criação de uma divisão e tem apoio do Ministério da Justiça

publicidade

A Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR) da Polícia Civil foi inaugurada na manhã desta quarta na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na avenida das Industrias, número 915, no bairro São João, em Porto Alegre. O novo órgão será dirigido pelo delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore. “Serão enfrentados o além da lavagem de dinheiro. A atribuição dela será em todo o RS” resumiu, observando que a atuação ocorrerá nos crimes praticados em âmbito estadual e municipal. Ressaltando que o órgão vai “prestar um serviço mais qualificado”, ele lembrou que nada impede que as DPs em cada cidade gaúcha, como as chamadas Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, também tenham as próprias investigações.

A DCCOR terá duas delegacias de combate à corrupção, sendo que a 1ª DECOR está com o delegado Max Otto e a 2ª DECOR com o delegado Vinicius Valle. Além da DCCOR, o delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore vai comandar junto a 1ª Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro da DCCOR. Segundo ele, a ideia é aprimorar a apuração da obtenção de patrimônio ilícito pelos investigados.

A iniciativa é uma das pioneiras na criação de uma divisão e tem apoio do Ministério da Justiça. O delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore anunciou a possibilidade do recebimento de recursos federais. De acordo com ele, o prazo para a obtenção de verbas para instrumentalizar os órgãos que atuam especificamente na área foi aberto em Brasília. “Estamos encaminhando projetos para nos equipar”, adiantou, citando computadores e programas de cruzamento e análise de dados. “Fomos na Polícia Federal para ver como trabalham e quais as ferramentas utilizam. Algumas dessas ferramentas estamos pedindo também nos projetos”, declarou.

O diretor da DCCOR confirmou o estreitamento de parcerias também com a Receita Federal, Receita Estadual, Coaf e Ministério Público, entre outros. “O melhor combate a esse tipo de crime não é trabalhar isolado mas em conjunto”, justificou. Na solenidade de inauguração houve ainda a entrada em funcionamento da Delegacia de Polícia de Controle Técnico e de Fiscalização (DPCTF), ligada à Delegacia de Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV) do próprio Deic.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895