Polícia Civil indicia 10 pessoas por fura-fila da vacinação da Covid-19 em Porto Alegre

Polícia Civil indicia 10 pessoas por fura-fila da vacinação da Covid-19 em Porto Alegre

Entre os indiciados, há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, integrantes da rede de apoio e um orientador religioso

Rádio Guaíba

Polícia Civil indiciou 10 pessoas por fura-fila

publicidade

A Polícia Civil concluiu a Operação Xepa-Fase 2-Profissionais da Saúde e rede de apoio, e indiciou dez pessoas por “fura-fila” da vacinação contra a Covid19 em Porto Alegre. Os agentes apuraram denúncias de burla dos critérios sanitários de vacinação contra o coronavírus na cidade.

A segunda fase da operação consistiu na apuração de mais de 30 denúncias recebidas dando conta de que pessoas integrantes do grupo prioritário de profissionais da saúde e rede de apoio haviam tomado mais doses do que previa o protocolo de vacinação elaborado pelas autoridades de Saúde.

Os policiais constataram que 10 pessoas, que já haviam recebido doses pelos critérios prioritários, buscaram outros imunizantes na rede pública e em estabelecimentos conveniados (farmácias), burlando a fila de vacinação e retirando doses que eram destinadas a outras pessoas.

Durante as apurações, foram cumpridos mandados de busca e apreensão que resultaram em indiciamentos por falsidade ideológica (omissão de que haviam recebido imunizante quando da busca de outros, nos postos e farmácias) e infração de medida sanitária para enfrentamento à pandemia (houve casos de profissionais da saúde e rede de apoio que tomaram quatro doses de vacinas com dois imunizantes diferentes, realizando intercambialidade e reforço vacinal sem nenhuma orientação ou controle formal).

Entre os indiciados, há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, integrantes da rede de apoio e um orientador religioso.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895