Polícia Civil prende um dos maiores narcotraficantes do RS

Polícia Civil prende um dos maiores narcotraficantes do RS

Criminoso estaria planejando assalto a banco na Serra

Correio do Povo

publicidade

A Polícia Civil confirmou, nesta quinta-feira, a captura do narcotraficante internacional conhecido como Mulita, de 44 anos. Ele foi preso em São Marcos pela equipe da Defrec de Caxias do Sul, sob comando do delegado Adriano Linhares. Segundo os agentes, o criminoso estaria planejando um assalto a banco para os próximos dias. Apontado como um dos maiores traficantes da Serra e com conexão com o narcotráfico no Paraguai, Mulita foi denunciado em 2011 pelo Ministério Público por ser responsável esquema de distribuição de drogas com a participação de mais de 60 pessoas de 16 quadrilhas diferentes na região. Ele fez parte da antiga Quadrilha da Van que promoveu uma onda de ataques a caixas eletrônicos no começo dos anos 2000. O bando era conhecido por utilizar um cabo amarrado a uma van para arrastar e furtar terminais na Serra.

Considerado de alta periculosidade, ele possuía duas ordens de prisão. Uma delas é preventiva e foi expedida pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, no Paraná. Já o outro é decorrente de uma sentença penal condenatória da 1ª Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul. O traficante encontrava-se foragido desde julho do ano passado, quando foi preso na quarta-feira. O criminoso tentou ainda fugir em um Gol que acabou parando com os pneus furados por tiros na rua Carlos Gomes, na área central de São Marcos. Ao sacar uma pistola calibre 9 milímetros para não ser detido, Mulita foi baleado e ferido pelos agentes, sendo socorrido para receber atendimento médico no hospital da cidade.

Em janeiro de 2016, Mulita e dois apenados fugiram após escalarem o muro, com uma corda artesanal feita de lençóis, da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. Um detento filmou inclusive a escapada com um celular. Em junho de 2016, investigando a distribuição de cocaína e droga sintética, a Polícia Federal capturou-o em Florianópolis, em Santa Catarina, onde em 2014 já tinha sido preso na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Florianópolis, pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895