Polícia Federal deflagra operação contra lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas
Organização criminosa utilizava o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP)
publicidade
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a operação Lavaggio II, cujo objetivo é aprofundar a apuração de crimes de lavagem de dinheiro praticados por envolvidos em tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo. Houve o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, sendo cinco ordens judiciais no Mato Grosso e duas em São Paulo.
A investigação começou em decorrência de elementos obtidos durante a operação Overload, desencadeada no dia 6 de outubro do ano passado. Na ocasião, os policiais federais identificaram bens adquiridos com proventos oriundos das atividades de uma organização criminosa, bem como outros envolvidos que tenham autorizado o uso de seus nomes para ocultá-los.
A atual fase de investigação está centrada em um suspeito e familiares residentes no Mato Grosso. Ele utilizava a logística do Aeroporto Internacional de Viracopos para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa.
Os agentes constataram movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada, além da aquisição de joias, relógios, veículos de luxo, apartamentos, empreendimentos imobiliários em São Paulo e uma fazenda em Mato Grosso.
Esse é o quarto desdobramento da operação Overload e decorre do trabalho da Polícia Federal em descapitalizar as organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas no país.