Polícia Federal investiga comércio ilegal de possíveis estatuetas peruanas
Primeiro passo foi dado com operação realizada na última quinta-feira em Florianópolis, em Santa Catarina

publicidade
A Polícia Federal investiga uma organização criminosa envolvida com o comércio eletrônico transnacional de possíveis artefatos do patrimônio histórico com origem ilícita. O primeiro passo foi dado na última quinta-feira com a deflagração de uma operação em Santa Catarina. Houve o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Florianópolis, emitido pela Justiça Federal.
A suspeita foi levantada pelo Ministério da Cultura do Peru, que tomou conhecimento da comercialização de objetos assemelhados a estatuetas peruanas do período pré-colombiano, praticado por meio de um site de vendas internacional.
O trabalho investigativo levou à localização do vendedor na capital catarinense, sendo encontrados diversos outros objetos que serão submetidos a inspeção para avaliar seu valor histórico e a licitude das suas origens.
Conforme a Polícia Federal, caso se conclua a posse de objetos do patrimônio histórico sem origem legal, além da apreensão, podem ficar caracterizadas as condutas de receptação ou crime contra patrimônio cultural.