Polícia Federal vai indiciar 20 índios pela morte de agricultores

Polícia Federal vai indiciar 20 índios pela morte de agricultores

Delegado anunciou também que vai pedir a prisão dos envolvidos no conflito em Faxinalzinho

Correio do Povo

publicidade

Por Acácio Silva

A Polícia Federal de Passo Fundo vai indiciar pelo menos 20 indígenas pelas mortes dos irmãos agricultores, Anderson de Souza, 27 anos, e Alcemar Batista de Souza, 41 anos, assassinados durante conflito agrário no município de Faxinalzinho, na região norte do Estado em abril deste ano. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira pelo chefe da Delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo, delegado Mauro Vinícius Soares de Moraes.

Além disso, o delegado anunciou que vai pedir a prisão preventiva dos envolvidos. O conflito que resultou na morte dos irmãos ocorreu depois de uma série de atritos entre moradores de Faxinalzinho e os índios acampados à espera de demarcação de uma área supostamente de terra indígena. Naquele dia, os indígenas promoviam um bloqueio numa estrada, na localidade de Linha Coxilhão, onde os irmãos teriam tentado furar o bloqueio e acabaram mortos.

O delegado federal Mário Luiz Vieira, que conduz o inquérito, disse que os irmãos foram agredidos e mortos de forma violenta a pauladas e tiros de espingardas de diferentes calibres. Em 9 de maio, cinco índios, entre eles, o cacique do acampamento Deoclides de Paula, 44 anos, foram presos, mas depois de 20 dias foram soltos pela Justiça Federal para responder em liberdade. O Delegado Mauro Vinícius Soares de Moraes disse que o inquérito deve estar concluído em 30 dias. Ele não entrou em detalhes, mas afirma que já existem provas suficientes para o indiciamento.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895