Justiça decreta prisão de três pessoas por mortes no desabamento no Rio

Justiça decreta prisão de três pessoas por mortes no desabamento no Rio

São considerados foragidos José Bezerra de Lima, conhecido como Zé do Rolo Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa

Agência Brasil

publicidade

A polícia está na rua para cumprir mandados de prisão temporária contra três suspeitos de serem os responsáveis pelo desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, na zona oeste, há uma semana, que deixou pelo menos 20 mortos. Já são considerados foragidos José Bezerra de Lima, conhecido como Zé do Rolo, responsável pela construção dos edifícios, e Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa, que atuavam como vendedores. Eles respondem por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar.

A delegada Adriana Belém, titular da 16ª Delegacia de Polícia (Barra) explicou que o pedido à Justiça só foi possível a partir dos depoimentos de algumas testemunhas, ocorridos ontem, que reconheceram os três: o construtor José Bezerra Lira, o Zé do Rolo, e os vendedores Rafael Costa e Renato Ribeiro. Todos foram indiciados por homicídio doloso. "Nós tínhamos a informação de que seriam eles. Ontem foi o nosso primeiro contato com as vítimas, que em princípio resistiam, por motivos óbvios, mas confiaram no nosso apelo, foram lá e reconheceram. Nós pedimos a prisão desses três, que foram efetivamente reconhecidos, como o construtor e dois vendedores", explicou a delegada.


O inquérito da 16ª DP apura se houve, por parte dos construtores, desrespeito à lei e descumprimento de normas afetas à construção. A unidade da Polícia Civil também investiga, com apoio da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), o envolvimento da milícia na exploração imobiliária da região e das comunidades no entorno.

As buscas por vítimas do desabamento chegou ao oitavo dia nesta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros já resgatou 28 pessoas, sendo 20 mortos - dois resgatados com vida, mas que morreram no hospital. As equipes ainda buscam três desaparecidos.

A Muzema é uma área na zona oeste, em Jacarepaguá, controlada por milícias, que promovem a construção irregular e ilegal de imóveis, em áreas ambientais, sem nenhuma autorização da prefeitura nem engenheiro responsável. O solo na região é arenoso e os dois prédios desabaram no início da manhã do dia 12, poucos dias depois que uma chuvarada atingiu fortemente a cidade. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895