Porto Alegre teve um veículo roubado ou furtado por hora em janeiro
Com queda nos índices, Capital teve o janeiro com menor número de furtos de carros na década
publicidade
Em média, um veículo foi roubado ou furtado em Porto Alegre a cada hora do mês de janeiro. Foram, somando roubos e furtos, 772 veículos levados de seus donos ao longo do mês passado na Capital. Ainda que tenham sido mais elevados que dezembro, os números fizeram Porto Alegre voltar a um patamar semelhante aos do início da década. Além disso, o janeiro de 2019 foi o primeiro mês de ano com menor número de furtos de automóveis desde 2011.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados nesta terça-feira, foram roubados 550 veículos, além de outros 222 furtos na cidade. Queda de 25% com relação aos 796 roubos e 233 furtos do mesmo período do ano passado e, pela primeira vez desde 2014, mais baixo de que mil ocorrências no mês – em dados contabilizando apenas janeiro.
Naquele ano, a SSP registrou 789 carros crimes, entre roubos e furtos em Porto Alegre. Em 2014, também, foi quando o número de ocorrências totais ao longo do ano chegou ao nível acima dos 11 mil roubos e furtos – índice que não baixou nos anos seguintes e teve como recorde 2015, quando houve 13.690 veículos roubados ou furtados apenas na Capital.
Seguradoras torcem para que dados sejam “estímulo”
A melhora nos dados é exaltada pelo presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindsegrs), Guacir Bueno: “É uma notícia muito alvissareira”, definiu. “Pensamos que seja fruto de medidas que autoridades tenham tomado de prevenção e repreensão. Esperamos que seja um estímulo para que as coisas continuem neste padrão.”
Ele ressalvou, porém, que tanto a Capital quanto o Estado permanecem com índices altos nestes tipos de crime. “Temos capitais nacionais com índice muito menor. Se pensássemos em metade deste nível seria um avanço substancioso”, observou.
Índice de recuperação de veículos é alto
Dados da Federação Nacional das Seguradoras colocam o Rio Grande do Sul como terceiro estado com maior número de roubos ou furtos de veículos. Porto Alegre é a terceira capital mais violenta neste quesito, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, cerca de seis a cada dez carros levados são recuperados, segundo o levantamento de dezembro – terceiro maior índice entre capitais.
Para o presidente do Sindsegrs, policiamento preventivo mais efetivo pode contribuir para esta meta, além da punição. Bueno destacou ainda o trabalho da Polícia Civil gaúcha “no desbaratamento de quadrilhas que agem em nível nacional”.