Procurador-geral dos EUA deixa o cargo, anuncia Trump

Procurador-geral dos EUA deixa o cargo, anuncia Trump

Destino de Barr estava em questão desde que ele disse não ter encontrado sinal de fraude nas eleições de novembro

AFP

Em sua carta, Barr disse que estava "muito honrado por ter trabalhado neste governo" e destacou vários feitos da administração

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que deixa seu governo o procurador-geral, Bill Barr, que contradisse suas denúncias de que teria havido fraude nas eleições presidenciais, embora o anúncio não tenha evidenciado nenhuma rusga entre os dois.

"Acabo de ter uma reunião muito agradável com o procurador-geral, Bill Barr, na Casa Branca. Nossa relação é muito boa, ele fez um trabalho excepcional. Como diz sua carta, Bill vai deixar o cargo logo antes do Natal, para passar as festas com sua família", informou o presidente no Twitter.

Em sua carta, Barr disse que estava "muito honrado por ter trabalhado neste governo" e destacou vários feitos da administração. Ele será substituído por Jeff Rosen, seu adjunto no Departamento de Justiça.

O anúncio da saída de Barr coincide com a votação do Colégio Eleitoral americano, que ratificou hoje a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro, apesar das denúncias de fraude feitas por Trump, que chegou a apresentar várias queixas na Justiça, sem sucesso.

O presidente americano criticou diversas vezes a falta de ação de Barr nesse tema, que contrasta com seu histórico ao longo do mandato, durante o qual se destacou como um dos chefes de pasta mais fiéis de Trump. No começo do mês, a declaração de Barr de que não constatou "fraude em uma escala que pudesse ter mudado o resultado da eleição" isolou o presidente.

Alguns democratas, como o congressista Bill Pascrell, não demoraram a comemorar a notícia. "Adeus ao mais corrupto e desprezível procurador-geral da história dos Estados Unidos", tuitou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895