Quadrilha que roubou 15 caminhonetes novas em maio em Gravataí é alvo da Polícia Civil

Quadrilha que roubou 15 caminhonetes novas em maio em Gravataí é alvo da Polícia Civil

Investigação suspeita que veículos seriam trocados por drogas na fronteira com o Paraguai

Correio do Povo

Três criminosos foram presos durante cumprimento de mandados judiciais em Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo

publicidade

A quadrilha que roubou 15 caminhonetes Toyota Hilux no final de maio deste ano de uma empresa de logística, sediada em Gravataí, é alvo na manhã desta terça-feira da operação Transformers da Polícia Civil. Houve o cumprimento de 12 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão temporária e outros seis mandados de busca e apreensão em Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. A ação foi conduzida pela 1ª DP de Gravataí, sob comando do delegado Márcio Zachello. Cerca de 40 agentes foram mobilizados, sendo presos três criminosos e recolhidos três veículos e também celulares e documentos.

O ataque ocorreu na madrugada do dia 28 de maio deste ano. A quadrilha, formada por 15 criminosos com armas longas. invadiu a empresa situada na Estrada do Gravatá, no bairro Morada Gaúcha. Um total de 15 caminhonetes Toyota Hilux, todas zero quilômetro, foram levadas. Na época haviam sido contados preliminarmente 16 veículos roubados, inclusive do modelo Toyota SW4, mas o levantamento foi refeito depois. Parte dos veículos foram encontrados e recuperados nas horas seguintes pela Brigada Militar na Região Metropolitana e Vale do Rio dos Sinos. Três bandidos foram presos, dos quais um ficou ferido em confronto com a BM.

Durante a apuração do ataque, os agentes da 1ª DP de Gravataí identificaram outros seis integrantes da quadrilha. Conforme o delegado Márcio Zachello, os criminosos teriam comparecido na empresa dois dias antes para furtar alguns veículos, mas perceberam a presença de um vigilante e desistiram da ação. Ao verificarem que as chaves dos veículos permaneciam no local, os ladrões decidiram retornar dois dias depois e cometer o roubo das caminhonetes zero quilômetro. “As investigações apontaram que os autores efetuaram ação idêntica, furto de veículos em depósito, em Guaíba, no dia 11 de maio, ocasião em que foram subtraídas três caminhonetes Toyota Hilux”, observou.

Os policiais civis descobriram que o objetivo dos criminosos seria o transporte dos veículos para outros estados, como Paraná e Mato Grosso do Sul, e provavelmente para levá-los ao Paraguai, onde trocariam por drogas. Um dos veículos roubados foi inclusive recuperado em uma abordagem policial a um casal de paranaenses quando trafegava em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, rumo à fronteira com o Paraguai.
O delegado Márcio Zachello anunciou que as investigações prosseguem para identificar os demais integrantes da quadrilha e uma possível ligação do bando com a facção criminosa Os Manos, que atua na região do Vale do Rio dos Sinos. Até o momento, o trabalho investigação desde o ataque está com nove suspeitos foram identificados e com prisões decretadas, além de 11 veículos recuperados.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895