Quase 80 presos são transferidos de viaturas da BM a presídios no RS
capa

Quase 80 presos são transferidos de viaturas da BM a presídios no RS

Ação decorre de reunião de conciliação realizada na sede do Tribunal de Justiça

Por
Rádio Guaíba

Dos 160 restantes, 84 permanecem em viaturas e 76 em delegacias

publicidade

A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e a Susepe iniciaram, na manhã desta sexta-feira, a operação de transferência de presos que eram mantidos em viaturas da Brigada Militar, em um terreno ao lado Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre. Até as 16h, 79 presos de um total de 239 foram encaminhados às Penitenciárias Modulada Estadual de Charqueadas, de Canoas, Estadual de Porto Alegre e para a Cadeia Pública de Porto Alegre.

Dos 160 restantes, 84 permanecem em viaturas e 76 em delegacias da Capital, região Metropolitana, litoral Norte, região Carbonífera e vales dos Sinos, do Caí e do Paranhana. A ação decorre de reunião de conciliação realizada ontem na sede do Tribunal de Justiça do Estado com instituições vinculadas à segurança pública.

As autoridades firmaram acordo para que os presos custodiados em viaturas, no pátio do IPF, sejam realocados a estabelecimentos prisionais, até o fim de semana. Gradativamente, devem ser removidos também aqueles que permanecem em celas de delegacias de Polícia. A desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, que é relatora do habeas corpus coletivo em que a Defensoria Pública contesta a permanência de presos em viaturas e delegacias, coordenou a reunião. O mérito do habeas ainda deve ser julgado pela 6ª Câmara Criminal.