Sede provisória da SSP ficará no bairro Tristeza, em Porto Alegre

Sede provisória da SSP ficará no bairro Tristeza, em Porto Alegre

Antigo Centro de Treinamento da Procergs, na rua Doutor Mário Totta, já está sendo reformado

Correio do Povo

Não existe ainda prazo para as obras no imóvel que vai reunir novamente departamentos da pasta

publicidade

A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul já tem o local destinado para abrigar uma sede provisória, reunindo novamente os departamentos da pasta, em Porto Alegre. Trata-se do antigo Centro de Treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), localizado na rua Doutor Mário Totta, 64, às margens do Guaíba, no bairro Tristeza.

Na noite de 14 de julho passado, um incêndio e desabamento destruiu o prédio da SSP, com nove andares, que ficava situado desde julho de 2002 no terreno entre a rua Voluntários da Pátria e a avenida Castelo Branco, nas proximidades da Estação Rodoviária. No sinistro restaram escombros e estruturas colapsadas, além de dois bombeiros militares mortos.

As instalações no antigo imóvel da Procergs já estão sendo reformadas. Conforme a SSP, o local foi escolhido a partir de deliberação com as direções de departamentos da pasta, após terem sido avaliados diversas opções disponíveis na Capital. Ele apresentaria as melhores condições de adaptação às atividades desenvolvidas pela secretaria.

Está em andamento neste momento a preparação das instalações. O imóvel conta com dezenas de salas amplas, pátio repleto de arborização e estacionamento para cerca de 40 veículos, além de um auditório com capacidade para cerca de 150 pessoas onde deverá funcionar o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI).

O primeiro passo e mais complexo é a adequação do sistema elétrico para comportar as necessidades de alimentação de energia ao funcionamento de todas as atividades, o que exigirá a implantação de uma nova subestação.

De acordo com a SSP, o processo necessário para regularização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do imóvel já está encaminhado. A edificação necessita apenas que sejam cumpridas quatro exigências – sinalização, extintores, iluminação de emergência e treinamento de pessoal – para torná-lo plenamente adequado às previsões da legislação.

A reforma inclui ainda a preparação de rede lógica de informática e telefonia, climatização, pequenas reparações prediais, incorporação de mobiliário e equipamentos. “Não estamos trabalhando com prazo específico para a mudança justamente porque tudo segue operando normalmente. O mais importante é que ocupemos esse novo local quando já tivermos tudo pronto em termos de segurança, operacionalização e conforto”, assegurou o vice-governador e secretário da SSP, Ranolfo Vieira Júnior.

Por sua vez, o Departamento Administrativo da SSP está produzindo um manual de orientação sobre o bairro, com indicações quanto às linhas de transporte público na região, localização de restaurantes, agências bancárias, agências dos Correios e outros serviços nas proximidades da nova sede. O objetivo é facilitar a ambientação dos servidores.

Até a conclusão da mudança, a maior parte dos departamentos, divisões e assessorias da SSP permanece instalada no 19° andar do Centro Administrativo do Estado, na avenida Borges de Medeiros, 1.501, na Capital. Já o DCCI está no 9° BPM, na avenida Praia de Belas, 800, onde funciona de forma integral os atendimentos do 190 e o videomonitoramento a partir de parceria com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).

“Tenham certeza de que faremos todo o possível para que nossos servidores recebam nessa nova casa todo o conforto e acolhida, mais do que merecidos. E que estamos trabalhando para concretizar a mudança o mais rápido possível. Não tenho dúvida de que, com o espírito de união e resiliência destacado nas ações de todos até aqui, conseguiremos transformar esse episódio triste em um recomeço de evolução, no qual daremos início a uma nova etapa de crescimento e sairemos ainda mais fortes”, declarou Ranolfo Vieira Júnior.

Na sexta-feira passada, o vice-governador e secretário visitou o local. “Não tenho dúvidas de que é um espaço acolhedor, não só aos nossos servidores da segurança pública, mas a todas aquelas pessoas que procuram a nossa secretaria. Lamentamos muito ainda o episódio do incêndio na nossa antiga sede, mas logo passaremos a funcionar aqui com todas as condições para o serviço que em nenhum momento deixamos de prestar à sociedade”, afirmou Ranolfo Vieira Júnior na ocasião.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895