Seis envolvidos no "golpe dos nudes" são presos em operação da Polícia Civil na Serra

Seis envolvidos no "golpe dos nudes" são presos em operação da Polícia Civil na Serra

Investigação do Deic começou após morte de um idoso, de 72 anos, de Viamão, que foi extorquido em R$ 100 mil

Correio do Povo

Houve o cumprimento de dez ordens judiciais em Bento Gonçalves e Caxias do Sul

publicidade

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da 8ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Caxias do Sul, prendeu seis envolvidos com o chamado “golpe dos nudes” na manhã desta sexta-feira. O trabalho investigativo começou com o suicídio de um idoso, de 72 anos, de Viamão, após pagar R$ 100 mil para os criminosos e continuar sendo extorquido.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações do Deic. Houve o cumprimento de dez ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Dois homens e duas mulheres foram detidos. Dois telefones celulares foram apreendidos entre outros materiais probatórios.

O crime consiste inicialmente com o envio às vítimas de solicitações de amizade pela rede social Facebook de mulheres jovens e atraentes para homens, geralmente de meia idade. Em um segundo momento, através do WhatsApp, compartilham fotos íntimas que serão utilizadas na extorsão.

A vítima então passa a receber ligações dos supostos pais da menina ou de falsos policiais civis que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente.

Na extorsão, os ditos “familiares” exigem valores para não denunciarem a vítima. Em outras situações, os “delegados” exigem quantias para arquivar os supostos inquéritos.  


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895